O presente trabalho consiste no resgate da memória de nossa história contemporânea, a qual trata dos fatos notáveis ocorridos no Brasil e, em particular, no Estado de Pernambuco, durante a época do banditismo que campeava no início do século XX, com ênfase toda especial ao trabalho desenvolvido pelas nossas instituições de defesa social - Militar e Civil -, em prol de uma sociedade melhor e mais justa. O trabalho, em questão, trata, também, da biografia de Theophanes Ferraz Torres, um grande homem, notável militar e um exemplo para a sua época, bem como, para as gerações presentes e futuras.
O escopo da presente obra, com toda certeza, contribuirá para enriquecer o nosso acervo cultural, oferecendo às novas gerações o conhecimento sobre vários episódios de destaque ocorridos em nossa região, desde a virada do século XIX até os primeiros anos da década de 30. A idéia principal de elaborar este livro surgiu quando se observou a necessidade entre os historiadores, estudantes, pesquisadores e curiosos no tema, em se obter dados concretos e organizados sobre os difíceis anos do banditismo no Nordeste, e, principalmente, das enormes dificuldades que se tinha para combatê-lo. Justifica-se, assim, ao nosso ver, a importância cultural e histórica do presente trabalho.
Com um cuidadoso apanhado cronológico encadeiam-se os fatos verificados:
- Em um Sertão, com tempos de grandes carências que, para vencê-las, dependia-se, com toda a certeza, dos próprios valores pessoais. Fazendo-se necessário recordarmo-nos que tratava-se de uma luta titânica pela sobrevivência daquela população;
- Em um Recife, fervilhando de transformações e palco de acontecimentos marcantes na história de nossa região, a quem THEOPHANES adotou e serviu devotadamente, ao ponto de dividir com o seu torrão natal - Floresta -, as suas alegrias, tristezas e o seu carinho;
- E, finalmente, em diversas cidades pernambucanas, com destaque para Villa Bella - atual Serra Talhada -, que também o marcou profundamente, pois, além de ser o local das grandes decisões sobre o combate ao banditismo interiorano, foi a cidade onde viveu com os seus familiares os últimos anos de sua vida.
O trabalho, dividido em dois volumes (Volume I - 1894/1925, e o Volume II - 1926/1933), fruto de inúmeras pesquisas realizadas ao longo de 15 anos, pretende, de uma forma imparcial, realizar uma cronologia da vida e da época de THEOPHANES FERRAZ TORRES, desde o seu nascimento (1894) até a sua morte (1933), apresentando, simultaneamente, os fatos mais marcantes de que foi contemporâneo: Aviação, Mudanças Urbanísticas no Recife, Primeira Grande Guerra, Evolução dos meios de transportes no Recife, Política, Governos (Federal e Estadual), Banditismo, Revoltosos, Movimentos Operários, Conspirações sobre o regime instituído, Revolução de 30, entre tantos outros, que, sem a menor sombra de dúvida, caracterizaram aquele período como sendo um dos mais intrigantes, intranquilos e empolgantes da nossa história.
A obra completa Pernambuco no Tempo do Cangaço, foi publicada pela Editora Bagaço, dentro da Programação Editorial do Centro de Estudos de História Municipal - CEHM, vinculado à Fundação de Desenvolvimento Municipal -FIDEM, da Secretaria de Planejamento do Governo de Pernambuco, na Coleção Tempo Municipal, e que trata, especificamente, de aspectos, episódios, personalidades de determinado município ou região de Pernambuco, teve o decisivo apoio da Polícia Militar de Pernambuco e da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares, Inativos e Pensionistas de Pernambuco - ASSINPE.
Além das instituições já mencionadas, colaboraram, também, a Prefeitura Municipal de Floresta, a FONTUR - Viagens e Turismo, a TRANSÁGUA, e o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco -SINDAÇÚCAR.
Sobre os volumes que compõem a obra:
- O Volume I (1894/1925), foi lançado com grande pompa no Quartel do Derby, no dia 14 de janeiro de 2003, e na Academia de Letras de Caruaru, em noite de gala, no dia 14 de fevereiro de 2003.
- O Volume II (1926/1933), foi lançado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros de Pernambuco, no dia 14 de maio de 2003, com total apoio da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares, Inativos e Pensionistas de Pernambuco - ASSINPE PM/BM.
Nota: Os dois volumes (obra completa), foram lançados, também, na cidade de Floresta, torrão natal do biografado, no dia 28 de junho de 2003, durante a programação das festividades dos 96 anos de emancipação política do município, com representativa participação da sociedade florestana.